Musk ironiza: “Se defender a liberdade de expressão é ser de ‘extrema direita’, então eu acho que sou”

Musk critica medidas autoritárias e reivindica liberdade de expressão como direito fundamental

· 1 minuto de leitura
Musk ironiza: “Se defender a liberdade de expressão é ser de ‘extrema direita’, então eu acho que sou”
Elon Musk - foto arquivo Reuters

Elon Musk, magnata e dono da X/Twitter, reagiu a acusações de censura por parte do STF e TSE do Brasil, liderados por Alexandre de Moraes. Com ironia, Musk desafiou rótulos negativos à liberdade de expressão: “Se maximizar a liberdade de expressão dentro dos limites da lei é considerado ‘extrema direita’, então eu acho que sou 🤣🤣”.

Um relatório do Comitê Judiciário do Partido Republicano dos EUA denunciou ações de Moraes como censura, especialmente contra conservadores e opositores do regime atual no Brasil, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, após as eleições de 2022. Este documento sublinha que, enquanto nos EUA a censura se manifesta por meio de ameaças regulatórias em encontros reservados, no Brasil, ocorre através de decisões judiciais.

O subcomitê americano instou o Congresso a proteger vigorosamente a liberdade de expressão. Este episódio destaca a posição crucial de Musk no debate global sobre os limites da liberdade em plataformas digitais e seu impacto na dinâmica política internacional.