Internautas resgatam vídeo de Leite sobre derrubar muro antienchente

Projeto do Cais Mauá, defendido pelo governador, estipulava a troca do sistema por um novo para o “pessoal poder curtir a paisagem”, mas sem deixar “Porto Alegre indefesa”

· 1 minuto de leitura
Internautas resgatam vídeo de Leite sobre derrubar muro antienchente
Em vídeo de 2023, Eduardo Leite (centro) diz que Muro da Mauá (à esq.) seria derrubado e, no seu lugar, seria construída uma arquibancada (à dir.) (reprodução/Instagram @eduardoleite45)

Internautas resgataram um vídeo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, onde ele anuncia o projeto de concessão do Cais Mauá em Porto Alegre, datado de 18 de setembro de 2023. O vídeo mostra uma proposta de revitalização da orla, que inclui a remoção do muro anti-enchente para criar um espaço livre para lazer e cultura, permitindo que as pessoas aproveitem a paisagem sem barreiras.

No entanto, Leite não especificou no vídeo inicial como seria substituída a proteção do Muro da Mauá. Em um segundo vídeo, publicado em 29 de setembro, ele assegurou que a capital gaúcha não ficaria desprotegida, explicando que o novo sistema de proteção seria mais eficaz, com uma calçada elevada em formato de arquibancada e um sistema retrátil que formaria uma barreira de até 3 metros.

O projeto antigo de revitalização do Cais Mauá, debatido desde 2021, previa a retirada de 1 km do muro para instalar a nova estrutura de proteção. O sistema atual inclui um muro de concreto armado de 2,65 km, 14 comportas de aço e 68 km de diques, protegendo a cidade de enchentes. O novo plano ainda precisa ser aprovado pelos órgãos responsáveis antes da remoção do muro.