O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, declara em uma entrevista à CNN que é possível um plano de permanência no poder por 12 anos à frente do governo federal, a partir da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.
Dirceu explica: "Vai se iniciar um processo de crescimento, eu sempre visualizo de 8 a 12 anos, nunca menos, porque a vida não segue uma linha reta. Quando assumimos o governo, eu afirmava que deveríamos ter uma perspectiva de 20 anos, e tivemos."
Segundo Dirceu, se a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não tivesse passado pelo impeachment, o PT teria "governado o Brasil por 20 anos".
Entretanto, para a viabilidade desse projeto de permanência no poder, não basta apenas a participação do Partido dos Trabalhadores ou forças de esquerda, mas a formação de um bloco social.
"É o Brasil. É o desenvolvimento do Brasil, preservando, evidentemente, os interesses das classes trabalhadoras e das camadas médias que representamos. Encaro as eleições municipais como o primeiro passo para o crescimento do PT. Não será uma jornada fácil", expressa Dirceu.