Efeito Marçal: Influenciador digital lidera em engajamento nas redes sociais

Pablo Marçal se destaca nas buscas do Google e interações online, apesar de não liderar pesquisas eleitorais

· 1 minuto de leitura
Efeito Marçal: Influenciador digital lidera em engajamento nas redes sociais
Reprodução/Facebook

Embora não esteja entre os principais candidatos à prefeitura de São Paulo, o coach Pablo Marçal (PRTB) lidera em interações nas redes sociais e pesquisas no Google. Levantamento da consultoria Bites revela que Marçal foi buscado, na última semana, sete vezes mais que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e os deputados Guilherme Boulos (Psol) e Tabata Amaral (PSB). Com 14,4 milhões de seguidores, Marçal acumula 3,2 milhões de interações em seus perfis no X, Facebook, Instagram e YouTube, superando todos os outros pré-candidatos.

Segundo a consultoria, dois episódios impulsionaram as buscas por Marçal: a oficialização de sua pré-candidatura pelo PRTB e a divulgação da pesquisa AtlasIntel em 28 de maio, que o colocou em terceiro lugar na disputa com 10,4% das intenções de voto. Nas redes sociais, ele lidera com 3,2 milhões de interações, seguido por Kim Kataguiri (União-SP) com 570 mil, Guilherme Boulos com 445 mil, Tabata Amaral com 375 mil e Ricardo Nunes com 22 mil. Apesar de Marçal ter apenas 7% das intenções de voto, conforme pesquisa Datafolha, seu engajamento online e a estratégia de alinhar-se à ala mais radical do PL podem influenciar significativamente a corrida eleitoral.