Debate acirrado: A controvérsia do transporte em Cuiabá entre Mendes e Pinheiro

Governador Mauro Mendes critica a proposta de VLT do prefeito Emanuel Pinheiro em meio a dúvidas sobre viabilidade e financiamento

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Debate acirrado: A controvérsia do transporte em Cuiabá entre Mendes e Pinheiro
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), em uma declaração contundente, criticou o plano do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de implementar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na capital. Mendes, destacando a falta de garantias federais, revelou que o projeto ainda não recebeu a aprovação do Governo Federal, reforçando a incerteza que ronda a viabilidade do VLT.

Mendes baseou suas críticas em uma nota recente do Ministério das Cidades, que esclareceu a ausência de um acordo firmado para o VLT cuiabano. A nota também aponta que o projeto está competindo com outras 376 propostas de transporte pelo país, o que aumenta as dúvidas sobre a concretização do plano de Pinheiro. “Não existe nenhum projeto aprovado e muito menos nenhuma garantia de recursos", afirmou Mendes, desafiando a promessa do prefeito.

Enquanto Pinheiro defende o VLT, Mendes já obteve o aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para iniciar as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Contudo, a iniciativa ainda esbarra na falta de algumas licenças municipais necessárias para avançar.

O governador não poupou críticas ao classificar a insistência de Pinheiro no VLT como uma "falácia". Ele comparou o projeto do VLT com outras promessas não cumpridas pelo prefeito, como o restaurante giratório para os 300 anos de Cuiabá e um pacote de obras para revitalizar o Morro da Luz, que nunca saíram do papel. “Esta falácia do prefeito é mais uma das suas falácias. O VLT Cuiabano é igualzinho ao restaurante giratório que ele prometeu para os 300 anos”, ironizou Mendes.

Apesar da recomendação do Ministério Público de Mato Grosso para suspender as obras do BRT por 45 dias, até que sejam obtidos o alvará de obras, o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) e os pareceres dos órgãos de proteção do patrimônio cultural, Mendes mantém sua determinação em prosseguir com o projeto do BRT. Esta postura reflete o compromisso do governador com a melhoria do transporte urbano, ainda que enfrentando obstáculos burocráticos e oposição política.

Este embate entre Mendes e Pinheiro destaca a tensão constante no cenário político, onde projetos de grande impacto para a comunidade frequentemente se tornam palco de disputas ideológicas e de poder. A escolha entre VLT e BRT em Cuiabá vai além de uma mera decisão técnica, transformando-se em um símbolo das divergências políticas e das diferentes visões para o futuro da cidade.