Carf mantém cobrança de R$9,18 bilhões à Petrobras

Decisão de 9,18 bilhões de reais contra a estatal impacta negativamente suas ações no mercado

· 1 minuto de leitura
Carf mantém cobrança de R$9,18 bilhões à Petrobras
Divulgação

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) confirmou a manutenção de uma multa bilionária contra a Petrobras, totalizando 9,18 bilhões de reais, conforme divulgado pelo jornal Valor Econômico nesta terça-feira. O anúncio teve um efeito imediato no mercado financeiro, provocando uma queda superior a 1% no valor das ações da companhia, que atingiram o menor nível na sessão logo após a divulgação da notícia.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, em coletiva de imprensa, expressou sua surpresa com a decisão do Carf, mencionando que ainda não tinha tido a oportunidade de analisar o veredicto em detalhes. Entretanto, Prates sinalizou que o tema poderá ser discutido em um encontro já agendado com Fernando Haddad, ministro da Fazenda. O encontro, previsto para esta semana, abordará uma série de questões, entre as quais, agora, inclui-se a significativa cobrança fiscal enfrentada pela estatal.

Este revés financeiro para a Petrobras sublinha os desafios contínuos enfrentados pela companhia no cenário econômico e regulatório brasileiro. A decisão do Carf reforça a necessidade de uma gestão financeira e tributária meticulosa por parte da empresa, em um momento em que o setor de óleo e gás passa por transformações significativas tanto no Brasil quanto no cenário global.