Relatório da Tendências Consultoria revela que a economia de 22 Estados vai desacelerar em 2025, refletindo o fracasso das políticas econômicas adotadas pelo governo Lula. Estados como Paraíba, Santa Catarina e Amapá sofrerão quedas significativas na expansão do PIB, prejudicando a geração de empregos e o desenvolvimento local. O crescimento lento já impacta a vida da população, que vê promessas não cumpridas se traduzirem em estagnação econômica.
Enquanto isso, Estados com forte presença do agronegócio, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conseguem manter algum avanço, evidenciando que os setores produtivos resistem apesar da incompetência federal. A maioria das regiões que deram seu voto ao PT em 2022 enfrentam desaceleração, mostrando que o discurso oficial não se traduz em resultados reais.
Especialistas afirmam que o crescimento impulsionado pelo aumento de gastos públicos é insustentável e já começa a dar sinais de esgotamento. “Isso é o chamado crescimento ‘voo de galinha’”, disse Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, destacando que juros altos e inflação crescente apontam para um futuro econômico ainda mais difícil sob o comando atual.